Medicamentos naturais anti-inflamatórios

26-08-2012 21:51

Fonte: Silvia Regina Rebello Toscano, Nutricionista Chefe do Hospital São Camilo.

 

Graças ao efeito anti-inflamatório de alguns alimentos, muitas pessoas melhoram dos sintomas da artrite, necessitando ingerir menos medicamentos e conseguindo uma melhor qualidade de vida. Atum e salmão são dois bons exemplos de alimentos com efeito anti-inflamatório.

Azeite de oliva extravirgem: além de ter propriedades antiinflamatórias, é essencial para a absorção dos antioxidantes antiinflamatórios presentes nas verduras.. Porção: 1 colher de sopa de azeite por dia.

Aveia: suas fibras ajudam a reduzir o açúcar no sangue e, por isso, é um cereal aliado no processo antiinflamatório. Porção: 2 colheres de sopa de farelo de aveia.

Brócolis: contêm fitonutrientes que potencializam os sistemas antioxidantes de defesa do organismo. Porção: ½ xícara de chá por dia.

Chá verde: tem substâncias antioxidantes (as catequinas), além de ações termogênica (acelera o metabolismo) e oxidativa das gorduras (evita a absorção da gordura). Os estudos ainda mostram que o chá verde diminui o açúcar no sangue. Porção: 5 xícaras de chá por dia.

Frutas vermelhas: são as queridinhas nesta dieta. Carregam uma quantidade enorme de antocianinas, substâncias antioxidantes com poder antiinflamatório. Opções: ameixa, amora, morango, açaí, acerola, framboesa, goiaba vermelha. Porção: 1 xícara de chá por dia.

Iogurte: os probióticos, com lactobacilos vivos que facilitam a digestão e o funcionamento do intestino, estimulam a produção de substâncias antiinflamatórias. O kefir (veja nesta edição a reportagem Kefir parece iogurte...) é outra ótima opção. Porção: 1 pote por dia.

Peixes: o salmão é campeão em DMAE, substância fundamental para manter a pele firme e evitar rugas. Também é fonte de ômega 3, ácido graxo que combate os radicais livres e é antiinflamatório. Outros peixes também são bem-vindos. Porção: 2 filés por semana ou 2 cápsulas por dia de óleo de peixe.

Semente de linhaça: tem ômega 3 e uma turma de antioxidantes. Vale ressaltar a vitamina E, que contribui para a renovação celular e, por isso, adia o envelhecimento. Gergelim, castanhas e outras oleaginosas, ricas em gordura do bem, também entram na lista dos alimentos antiinflamatórios. Porção: 2 colheres de sopa por dia.

Soja: o grão cozido, torrado ou fermentado (missô) é rico em isoflavonas – fito-hormônios que inibem a produção de substâncias inflamatórias. Na forma de iogurte, leite ou queijo (tofu), essa leguminosa é uma boa fonte de proteína – importante para a manutenção da massa magra, que faz o corpo queimar mais calorias, mesmo quando você está parado(a). Porção: 2 colheres de sopa do grão por dia (ou 1 copo do iogurte ou leite de soja).

 

VEGETAIS PARA QUE SERVE

ACELGA: Anticoagulante, anti-alérgico, antiinflamatório, diurético. Combate viroses.

ALHO: Anticoagulante, anti-alérgico. antiinflamatório, analgésico, diurético, antibiótico, antioxidante Protege o fígado, combate viroses e fungos, estimula o sistema imunológico, reduz o colesterol, dissolve gorduras, ajuda a prevenir diabetes e câncer.

BERINJELA: Antidepressivo, analgésico Reduz o colesterol, estimula o sistema imunológico, auxilia na prevenção do câncer.

BRÓCOLIS: Descongestionante, antibiótico, anticoagulante antiinflamatório, analgésico Protege o fígado, combate viroses e fungos, reduz o colesterol, alivia a dor muscular, diminui a pressão arterial e auxilia na prevenção do câncer.

CEBOLA: Antioxidante, antialérgico, antiinflamatório, antibiótico. Dissolve gorduras, previne doenças cardiovasculares.

TOMATE: Antioxidante. Reduz o colesterol, auxilia no tratamento e na prevenção dos cânceres de bexiga, mama e próstata.

CENOURA: Antialérgico, antiinflamatório, laxante, anestésico, vasodilatador, antioxidante. Alivia dores musculares, combate viroses, reduz o colesterol, auxilia no tratamento da asma e dos cânceres de mama, bexiga e próstata, previne a catarata.

ESPINAFRE: Antioxidante, anticoagulante, analgésico. Estimula o sistema imunológico, alivia dores musculares, combate e previne hepatite, auxilia no tratamento de inflamações na pele, ajuda na prevenção do câncer.

LIMÃO: Reduz o colesterol, ajuda a prevenir os cânceres de cólon, mama e pulmão.

MAÇÃ: Antibiótico, antiinflamatório, diurético, anestésico, expectorante. Fortalece artérias e veias, previne doenças cardiovasculares. 

MORANGO: Antiinflamatório, antioxidante. Evita o câncer, estimula o funcionamento do coração.

PÊSSEGO: Antioxidante, anticoagulante Estimula o funcionamento da insulina (hormônio que controla os níveis de açúcar no sangue), ajuda no tratamento da asma.

REPOLHO: Antibiótico. Alivia a dor muscular, protege o fígado, auxilia na prevenção do câncer.

SALSÃO: Diurético, anti-alérgico. Dissolve gordura.

UVA: Anticoagulante. Reduz o colesterol, estimula o bom funcionamento do sistema cardiovascular, protege o coração.